sexta-feira, 22 de agosto de 2008


Associação Projeto Videiras

Uma Missão Evangélica que começou no início de 2002, nos fundos da casa de Edinaldo, Débora e Rebeka, para onde todas as tardes de domingos, profissionais do sexo encontradas nas ruas, eram levadas. Ali, se alimentavam, choravam seus problemas, ouviam de Jesus. Paralelo a isso, era realizado um trabalho de evangelização nos antros e esquinas de Ipatinga, durante dia e noite. Anualmente, era oferecido um almoço especial para essas pessoas. Identificar, resgatar e reintegrar pessoas que se encontram longe da sociedade, constituem o tripé da nossa Missão. Encontradas nas sarjetas de Ipatinga, pessoas que vivem à margem da sociedade são levadas para a sede do Projeto onde participam de oficinas, depois de capacitadas, são reintegradas à família, sociedade e à igreja. A Missão acredita que só o evangelho pode transformar o homem integralmente. Estrategicamente, está localizado numa região de bordel, cercada de crime e violência. Realiza trabalho voltado especialmente para moradores de rua, profissionais do sexo e excluídos da sociedade. Defende a unidade da igreja, e é uma ardorosa defensora da teologia integral: o “Evangelho todo, para o homem todo, num todo”.

Cursos
Visando proporcionar dignidade ao ser humano, a Missão hoje oferece cursos de corte/costura, crochê, pintura, bordado, informática e cabeleireiro. Presta atendimento nas áreas de serviço social e psicologia. Na sede do Projeto, moradores de rua tomam banho, têm roupa limpa, calçado e agasalhos. Dentro das possibilidades recebem vale-transporte, passagem para retornarem às suas casas. O Videiras desenvolve atividades de evangelização nos bordéis às madrugadas de sexta para sábado, e após, é oferecida uma sopa para os seus participantes. Vitimas de alcoolismo e drogas são encaminhadas para Centros de Recuperação. Doações de bíblias, cestas básicas, realização de discipulado, prestação de serviços como corte de cabelo, são outras ações desenvolvidas pela Missão. Outra iniciativa que deu certo é a realização anual do congresso sobre Missão Integral, com Ariovaldo Ramos, Welinton Pereira da Silva e outros amigos, cujo evento visa despertar a igreja para uma participação na transformação da cidade com visão integral, tendo voz profética e ética.

Terapia
No passado a Missão realizou atividades outras como terapia de grupo, cursos de manicure, confecção de bolsas, bijuterias, bordados em sandálias, pintura em telas, etc. Aproximadamente, mais de 200 pessoas aprenderam uma atividade no Videiras. Dessas, muitas estão empregadas, outras estão trabalhando em suas casas, ganhando seu dinheiro de maneira digna, vivendo longe do crime, violência, ou prostituição. Há casos de pessoas que chegaram deprimidas, ou viciadas em drogas, e, através da sua participação em algum curso, ou auxiliadas pelo trabalho da psicóloga, foram curadas de depressão, ou abandonaram os vícios. Um bom exemplo da eficácia dessas atividades, é um de nossos assistidos que saiu das drogas e, hoje, cursa teologia. Temos exemplo de uma menina que abandonou a promiscuidade e, atualmente, vive em uma casa construída pelo projeto em parceria com colaboradores. Temos ainda os exemplos de Francisca e Telma que se prostituíram por oito anos, hoje vivem com a família. Adriana, que perambulava pelos bordéis da região, voltou para casa. Ivan vivia nas drogas, hoje está recuperado. Renato vivia na bebida, hoje trabalha conosco. Darcy andava pelas ruas, o Videiras conseguiu emprego para ele, hoje está empregado. Pela graça do Pai, muitas outras pessoas foram beneficiadas. Para sintetizar nossa estatística, aproximadamente 19 mil pessoas foram atendidas nos últimos dois anos.

Parceiros
Fora da nossa região, temos bons parceiros, como Visão Mundial, Missão SAL (S. Paulo), SBB (Sociedade Bíblica do Brasil), Missão Vida, AVALANCHE, ULTIMATO, PROAV (Viçosa/MG - pastor João Tinoco e Elíbia) e outros. Há pastores, amigos e igrejas parceiras que caminham conosco, entre os quais citamos Ariovaldo Ramos e Welinton P. da Silva, ardorosos defensores da Missão Integral, que, em muito, têm contribuído para influenciar nossa região neste sentido. Temos ainda Marcelo Gualberto, que, juntamente com sua Comunidade Presbiteriana em Belo Horizonte, são nossos parceiros, sem que falemos do pastor Wildo Gomes dos Anjos da Missão Vida, da Igreja Presbiteriana de Desterro de Entre Rios, Presbiteriana das Graças em Belo Horizonte.

Gratidão
Com humildade, agradecemos aqueles que, pela graça de Deus, conhecem nossa Missão e a reconhecem como um trabalho sério.
Diante do exposto, como se envolver nas nossas atividades? Em primeira mão, orando. Ore por nós. Outra forma é sendo voluntário ou obreiro. Pode-se ajudar também com mantimentos, roupas, materiais diversos, ou mesmo financeiramente. Possuímos outros projetos que não são concretizados por falta de recursos; inclusive, um deles é a Casa de Reintegração, que funcionará no Bairro Cidade Nobre, situada à Rua Felipe dos Santos, 243, na cidade de Ipatinga/MG (vizinha ao Hospital). Venha nos fazer uma visita. Esta obra é “nossa”.

Venha! Junte-se a nós.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008